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A era é digital, mas não esqueça de guardar os documentos físicos

Publicado em 12/04/2019

Veja no vídeo um contador falando da sua experiência sobre a guarda de documentos, que é de extrema importância no seu trabalho. Terceirizar isso pode ajudar e muito na rotina dos colaboradores da empresa. Além disso, evita problemas como o desgaste do papel devido ao tempo, condições ambientais (umidade e temperatura), poluição, iluminação ou pragas, e também evita perdas de documentos por causa da falta de metodologia na organização. Saiba mais dando play no vídeo!

A guarda de documentos físicos continua importante

Como foi mostrado no vídeo, um escritório de contabilidade pode ser prejudicado devido a má gestão de documentos, seja por falta de organização ou devido a deterioração através do tempo. No entanto, o ramo contábil não é o único ramo que pode ser afetado, afinal, existem inúmeras instituições, dos mais variados segmentos, que fazem do arquivamento de documentos parte da sua rotina de trabalho. A gestão de documentos tributários é um exemplo disso, assim como documentos das áreas de Departamento Pessoal, Administrativo e, como já citado, todo Departamento Contábil .

Nessas áreas, os documentos precisam ser guardados até mesmo para possíveis consultas, não apenas relacionado a fiscalização ou necessidade de apresentação. E é nesse momento que a falta de organização se torna um empecilho: sem metodologia, não dá para saber nem por onde começar a procurar.

Documento que surge em papel, precisa continuar em papel

É incontestável que a tecnologia trouxe muitos benefícios e facilitadores, tanto no lado pessoal quanto no profissional. Digitalizar documentos pode ser bastante vantajoso para fazer consultas no dia a dia do trabalho, evitando cópias, desperdício de papel, e idas até a sala de arquivo da empresa, otimizando o tempo do funcionário.

No entanto, a guarda de documentos físicos continua sendo importante e obrigatório. Isso porque para comprovar pagamentos, acordos e a veracidade de fatos, só é relevante o documento físico. A regra é básica: se o documento nasceu físico, ele deve permanecer físico. Não adianta digitalizar sem o Certificado Digital e se desfazer do original, pois a versão digitalizada não terá peso para comprovação probatória.

Como evitar a perda devido a má gestão de documentos

Sempre que precisamos de algum serviço, a melhor indicação é procurarmos por um profissional. Sobre a gestão de documentos, a atitude deve ser a mesma: procure por uma empresa especializada na gestão e guarda de documentos. Essas empresas possuem espaços adequados, focados na preservação e também na expertise da organização, considerando o tipo de documento e o critério de busca que o profissional precisar.

Conheça a RD e terceirize a gestão e a guarda de documentos da sua empresa

Os serviços da RD atendem empresas que necessitam terceirizar a sua guarda de documentos com qualidade e segurança, transformando os espaços físicos que antes eram ocupados com documentos. Isso reduz os custos internos e promove melhor produtividade.

Não perca mais tempo, fale conosco, vamos te ajudar a otimizar o espaço e a rotina da sua empresa. Ligue pelo telefone (13) 3424-3000 / (13) 97417-8870, mande uma mensagem no Whatsapp ou preencha o formulário do site.


A RD Gestão e Guarda de Documentos atende toda a Baixada Santista, realizando a guarda de documentos, gestão documental e de arquivos e também conta com um sistema para digitalizar documento. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas.