Blog

Categorias   ↓

Como fazer a guarda de arquivos sem danificá-los?

Publicado em 28/11/2019

Quando falamos sobre guarda de arquivos, o problema mais apontado é o espaço ocupado nas empresas. Mas você já parou para pensar em como a guarda de documentos está sendo feita? Se o método não vai acabar prejudicando a integridade do documento? Esse é, também, um problema bastante comum.

As empresas, por falta de experiência no assunto, acabam deixando os documentos arquivados por um longo período, mas não realizam a guarda da maneira correta, nem fazem a manutenção do local como é devido, entre outros fatores que acabam deteriorando o papel. Imagine que você guardou um documento fiscal por alguns meses, ou anos, e quando precisou encontra-lo para fim comprobatório, além de demorar, achou o documento danificado pela ação do tempo e pragas urbanas.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a fazer a conservação dos documentos da maneira correta. Confira no post a seguir!

1- Quais os riscos da guarda de documentos incorreta?
2- que levar em conta para manter a conservação do arquivo?
> Ambiente
> Fatores externos

1- Quais os riscos da guarda de documentos incorreta?

Más condutas na hora de guardar arquivos prejudicam a conservação dos documentos originais em papel, que podem sofrer degradação devido a:
  • Pragas (fungos e traças)
  • Mofo ou amarelamento do papel, tornando o documento ilegível
  • Variações climáticas

Acidentes também colocam em risco os documentos da empresa, como:

  • Incêndios
  • Inundações
  • Roubos

Perder um documento traz grandes consequências para a empresa. Uma das mais citadas é o pagamento de multas devido a questões legais que não foram atendidas devido à perda do documento. Mas essa situação acaba prejudicando a imagem da empresa também, acarretando problemas corporativos com empresas parceiras e clientes.

 

2- O que levar em conta para manter a conservação do arquivo?

Realizar digitalização de documentos tem sido um método muito falado como uma forma de economizar o espaço das empresas. Mas para fazer isso é necessário muito conhecimento. Você sabia, por exemplo, que documentos que são originalmente físicos não podem ser digitalizados sem o Certificado Digital? Sem esse certificado, o documento não tem valor legal.

A digitalização pode ser feita para consultas e a guarda do documento original pode ser terceirizada. Isso facilita o dia a dia da empresa sem nenhum prejuízo. Quando os arquivos permanecem nas dependências da empresa, é necessário levar em conta alguns aspectos importantes para evitar a degradação do papel e as consequências que isso traria. Confira quais são:

  • Ambiente

Por não serem usados com frequência, o arquivo acaba ficando em lugares como porão, salas externas ou em andares afastados. Mas é preciso tomar cuidado com o local devido aos fatores ambientais. A guarda de documentos contempla também uma boa gestão, caso contrário, o arquivo acaba se transformando em um depósito.

Esquecer os documentos em um local abre espaço para várias situações que podem não ser percebidas a tempo. Por exemplo, se a luz do sol tiver incidência direta sobre os documentos, a tinta acaba desbotando. Pode também ocorrer infiltrações, acúmulo de poeira e proliferação de pragas urbanas. Tudo isso é muito prejudicial para os documentos.

O ambiente ideal possui controle de iluminação e climatização adequada, para evitar a umidade excessiva. Além da higienização periódica para evitar o acúmulo de poeira e pragas. Todos os fatores ambientais devem ser considerados: iluminação, o arejamento e a umidade.

  • Fatores externos
Mesmo se a empresa tem o ambiente ideal e a manutenção adequada dele, há outros pontos que devem ser considerados. São eles: organização, manuseio consciente do papel e regras para quem for acessar o local. Por exemplo, ter as mãos limpas e proibir a entrada de alimentos no local.

Para realizar a gestão documental da maneira mais eficiente, sem correr risco de perdas, considere a terceirização desse serviço.

 

Conheça RD Gestão e Guarda de Documentos

A RD atende a todos que precisam fazer gestão documental e guarda de documentos com qualidade e segurança, transformando em um layout racional os espaços físicos que antes eram ocupados com o arquivamento de documentos inadequado, gerando redução de custos internos, bem como, melhoria de produtividade e rapidez na consulta e manuseio dos documentos.

Entre em contato

Não perca mais tempo, fale conosco, vamos te ajudar a otimizar o espaço e a rotina da sua empresa. Ligue pelo telefone (13) 3424-3000 | (13) 97417-8870, mande uma mensagem no Whatsapp ou aqui no site.


A RD Gestão e Guarda de Documentos atende toda a Baixada Santista, realizando a guarda de documentos, gestão documental e de arquivos, e conta com um sistema para digitalizar documento. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas.