Blog

Categorias   ↓

Gestão de documentos: veja dicas de como implementar na sua empresa

Publicado em 30/08/2019

Conheça os cinco pilares que melhoram a gestão de documentos

A gestão de documentos está integrada a uma empresa produtiva e organizada. Imprescindível para o cumprimento de prazos e, claro, não desgastar o colaborador com a procura “impossível” de documentos que ninguém sabe onde foi guardado. Organização é uma característica muito buscada entre os concorrentes de uma vaga, mas essa postura deve começar da empresa que o contrata — e a gestão de documental faz parte disso.

Teoricamente, as pessoas sabem como ser organizadas: padrões, classificações e anotações. Mas, na prática, se pegam no meio dia completamente perdidas na sua lista de afazeres. Quando se trata de organização pessoal, a prática leva à perfeição. Falando sobre gestão de arquivos, são necessários conhecimento e experiência. Uma boa gestão vai além da organização de arquivo.

Então, como implementar uma gestão de documentos na sua empresa? Confira as dicas que separamos para ajudar você nessa missão.

Índice

1 – Classificação
2 – Frequência de uso
3 – Identifique o local de arquivamento
4 – Onde o documento foi criado
5 – Nem todo documento é para sempre

1 – Classificação

A classificação sempre ajuda a organizar o grande volume de qualquer coisa. É observando as diferenças e particularidades de cada documento que é possível classificá-los. Utilizar um código para identificar os arquivos é uma ferramenta que pode parecer complicada no começo, mas acaba se tornando um hábito que facilita a guarda de arquivos e a localização. Esse código deve ser formado por iniciais e números, para marcar o setor e quem o criou, mas também constar o nome do arquivo integralmente.

2 – Frequência de uso

Tem arquivos que são consultados todos os dias, toda semana. Tem aqueles que uma vez por mês é lei: precisa ser consultado. Mas também tem aqueles que é importante manter, mas passa anos sem ser visto. Classifique-os!

As frequências básicas são três: ativo, inativo e morto. Esses dados contam na tabela de temporalidade. Se a empresa possui esse guia, fica muito mais fácil fazer esse tipo de identificação. Isso estabelece o local da guarda de documentos, determinando se é menos ou mais acessível tê-lo em mãos.

3 – Identifique o local de arquivamento

Ao realizar o protocolo de cada arquivo, além de toda a identificação que já foi citada, deve constar também o local onde o arquivo foi guardado. Com a identificação de caixa, sala, e, mesmo que seja um arquivo digital, também deve constar onde ele está armazenado (computador, nuvem, pen-drive, se há cópia impressa etc).

4 – Onde o documento foi criado

Há documentos que podem sair da empresa e retornar, além dos documentos que não foram criados ali, mas sim vieram de clientes ou parceiros, por exemplo. É importante constar esse tipo de informação antes do arquivamento de documentos. Bem como registrar todo tipo de particularidade em relação a ele. E, claro, sempre registrar quando ele for retirado do arquivo.

5 – Nem todo documento é para sempre

Mesmo havendo aquela classificação de “arquivo morto” que citamos, não são todos os arquivos que devem ir para lá no fim do seu ciclo de vida. Nesse quesito, são os tipos de documentos que fazem parte da história da empresa e, mesmo que não seja consultado regularmente, ainda têm relevância.

Isso quer dizer que, ao contrário da conduta de muitas empresas, alguns documentos devem sim ser destruídos. Essa classificação também é encontrada na tabela de temporalidade, o que reforça a importância desse guia para a empresa

Conheça a RD Gestão e Guarda de Documentos

É claro que as multas preocupam as empresas. Afinal, qual administrador gosta de arcar com custos evitáveis? Mas você já pensou na reputação da sua empresa diante dos seus clientes e colaboradores? A perda de documentos é uma má conduta que deprecia a imagem de qualquer local.

Para melhorar 100% a gestão de documentos, não deixe de contar com a experiência de profissionais da área.

Os serviços da RD atendem todos que precisam fazer guarda e gestão de documentos com qualidade e segurança, transformando em um layout racional os espaços físicos que antes eram ocupados com o arquivamento de documentos inadequado, gerando redução de custos internos, bem como, melhoria de produtividade e rapidez na consulta e manuseio dos documentos.

Não perca mais tempo, fale conosco, vamos te ajudar a otimizar o espaço e a rotina da sua empresa. Ligue pelo telefone (13) 3424-3000 / (13) 97417-8870, mande uma mensagem no Whatsapp ou aqui no site.


A RD Gestão e Guarda de Documentos atende toda a Baixada Santista, realizando a guarda de documentos, gestão documental e de arquivos, e conta com um sistema para digitalizar documento. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas.