Blog

Categorias   ↓

Se você quiser comodidade e organização no seu condomínio, terceirize a guarda de documentos

Publicado em 10/05/2019

Saiba por quanto tempo guardar os documentos do condomínio!

Se você precisa lidar com os documentos de condomínio, sabe como é uma tarefa difícil. Confira no vídeo por quanto tempo a guarda de documentos precisa ser feita e por que terceirizar esse serviço é tão vantajoso! 

Gestão de documentos é um tema que não pode ser esquecido em condomínios

É incrível como a quantidade de documentos pode crescer em pouco tempo. Em condomínios, essa realidade não é diferente. Um síndico conhece bem essa situação, a cada mês um novo montante de papeis é adicionado ao arquivo do condomínio. Você já pensou quando precisar encontrar algum desses documentos?

Manter um arquivo organizado não é tarefa fácil, além de dar trabalho, leva bastante tempo não só na organização, mas também na manutenção do local. É necessária uma boa gestão de documentos. Condomínios não são locais que costumam possuir muitos funcionários, designar alguém para esse trabalho de guarda de documentos pode ser inviável.

“Semanas atrás (abril/2019) me deparei com uma notícia no jornal O Estado de São Paulo, o Estadão, com a seguinte manchete … “Tribunal de Justiça vai transferir 9,5 milhões de processos da capital para o interior” … que serão necessários em trono de 500 carretas para que seja feito o transporte de todo acervo, e é claro que não pude deixar passar em branco a reportagem, nela descreve toda a economia e as vantagens que o Tribunal de Justiça terá em terceirizar a guarda desses documentos.

Caro leitor você deve me perguntar … e o que eu tenho com isso? … acredito que tem muito a ver com nosso dia a dia. Em plena era digital ainda acumulamos papeis e mais papeis ao longo dos anos, quando tratamos de pessoa física, mas quando falamos em pessoa jurídica o volume e a responsabilidade de se guardar é muito maior. A legislação descreve que devemos guardar alguns documentos por 5, 10, 15 e até 35 anos e se pensarmos em documentos de relevância histórica esse tempo de guarda se torna ainda maior.

Recentemente recebemos o contato de um síndico que nos procurou, pois seu condomínio na Ponta da Praia em Santos, estava em processo de renovação do AVCB e suas caixas de arquivo com os documentos do prédio estavam em local impróprio e não havia onde deixar esses documentos.

As administradoras de condomínio que nos procuram também enfrentam problemas parecidos com o que está ocorrendo com o Tribunal de Justiça e esse condomínio na Ponta da Praia, existe a obrigatoriedade da guarda de documentos e isso é fato; que está cada vez mais caro o custo do metro quadrado na região também é fato. Então porque “desperdiçar” espaços importantes de sua estrutura física para guardar papeis e ainda às vezes fazê-lo de forma não profissional, só lhe causará transtornos em curto ou médio prazo?

Acredito que o que falta é apenas informação correta. Escutamos muito as pessoa dizerem assim … “eu digitalizei meus documentos e agora vou jogar tudo fora” … isso é um grande erro. Nem tudo pode ser descartado, a prova é o próprio Tribunal de Justiça, se pudesse estariam jogando tudo fora! E quem mais conhece de Leis que o próprio Tribunal!

Aqui na Baixada Santista a empresa RD – Gestão e Guarda de Documentos, que é especializada nesse assunto, está cada vez mais ganhando espaços e clientes satisfeitos, pois suas atividades vão de encontro às necessidades que o mercado oferece e com preços muito competitivos” – sócio proprietário da RD Documentos, Daniel Gambini.

 

Quais documentos um condomínio deve manter

A planta do condomínio é um exemplo de guarda de documentos que deve ser feita vitaliciamente. Os documentos referentes a funcionários também é um exemplo disso, com a diferença de que esse tipo de documento cresce mensalmente, com comprovantes de pagamentos e folha de ponto, por exemplo.

Comprovantes de outros tipos de pagamentos também devem ser guardados, como contas de luz, água, contribuições, tributos, entre outros, mas durante um período determinado. É importante acompanhar esses prazos para não fazer a guarda de documentos sem necessidade, usando espaço à toa.

Esses são apenas alguns exemplos. Quem é síndico sabe que existem muitos tipos diferentes de documento, como documentos referentes a condôminos e ao empreendimento, contratos, seguros, etc.

Manter documentos guardados e de fácil localização é importante para o caso de necessidade comprobatória, mas também para consultas internas e com fim de manter um histórico do condomínio: funcionários, condôminos e empresas que já passaram por ali.

A guarda de documentos pode parecer algo simples — e para profissionais, é mesmo. Mas não é fácil agregar essa função a outras. A guarda demanda uma boa gestão de documentos Ou seja, não é apenas determinar um lugar para juntar todos os documentos e esquecê-los até que algum seja necessário. Se acontecer, além de demorar muito para encontrar, ele pode já ter sido desgastado por pragas ou umidade.

Cuidados ao manter um arquivo no condomínio

Ao escolher um espaço no condomínio, é preciso pensar em alguns fatores para que o tempo não deteriore os documentos. Os documentos precisam estar separados por critérios, pastas e etiquetas que deixem sua localização rápida.

Outra questão que deve ser considerada é a segurança do local. O local deve ser mantido trancado, com poucas pessoas tendo a chave, pois o acesso deve ser controlado. Caso seja necessário que algum condômino consulte algum arquivo, isso está dentro do direito dele. No entanto, não se deve retirar documentos do local. A consulta deve ser agendada e feita no local. Se for necessário retirar um documento, deve ser feita uma cópia e, se o original for imprescindível, deve haver um protocolo de retirada.

Conheça a RD e terceirize a gestão ou a guarda de documentos da sua empresa

Os serviços da RD atendem empresas que precisam  fazer guarda de documentos com qualidade e segurança, transformando os espaços físicos que antes eram ocupados com o inadequado arquivamento de documentos em um layout racional, gerando redução de custos internos, bem como, melhoria de produtividade.

Não perca mais tempo, fale conosco, vamos te ajudar a otimizar o espaço e a rotina da sua empresa. Ligue pelo telefone (13) 3424-3000 / (13) 97417-8870, mande uma mensagem no Whatsapp  ou preencha o formulário do site.


A RD Gestão e Guarda de Documentos atende toda a Baixada Santista, realizando a guarda de documentos, gestão documental e de arquivos e também conta com um sistema para digitalizar documento. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas.