
O Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) é um setor de extrema importância para um hospital, não apenas para médicos e pacientes, mas também para o ensino e para pesquisas. Realizar a guarda de documentos e a sua gestão com responsabilidade é imprescindível.
O SAME faz a guarda de arquivos referentes aos prontuários dos pacientes, contendo informações significativas sobre a vida clínica do paciente, que é relevante tanto para a sua saúde, registrando sintomas e tratamentos, bem como tem relevância como via legal. O prontuário médico do paciente é um comprovante do atendimento a ele, servindo como defesa ou acusação, caso se torne necessário.
Hospitais são instituições que produzem grande quantidade de informações, não apenas prontuários médicos, mas é justamente sobre eles que falaremos nesse post: o SAME, que é responsável por manter registros de saúde de diversas pessoas, aumentando cada vez mais esse número de informações a cada atendimento feito.
Entenda como terceirizar a guarda e a gestão de documentos pode ajudar hospitais, funcionários e pacientes.
Para lidar com informações tão vitais, é preciso muito cuidado e organização. Ainda mais quando se trata de um número tão grande que só tende a crescer. A indispensabilidade de fazer o arquivamento de documentos torna necessárias algumas medidas para que seja possível realizar a guarda e gestão de documentos de maneira responsável.
O SAME, quando realizado adequadamente, disponibiliza informações fundamentais tanto para os professionais da saúde, tornando possível o melhor atendimento para o paciente. Esses registros também auxiliam no planejamento e na melhora dos serviços oferecidos.
Outro ponto, é que o SAME guarda documentos que possuem dados que servem como base para tratamentos e estudos epidemiológicos. Nesse sentido, os documentos que o SAME guarda auxiliam no acompanhamento da saúde da população como um todo para que gestores públicos possam desenvolver um planejamento adequado contra doenças.
Ao terceirizar a guarda e gestão de documentos, o Hospital está fazendo a escolha mais responsável para manter prontuários seguros e organizados.
Além disso, a guarda e gestão de documentos traz diversos benefícios para a instituição e para os seus funcionários.
Os serviços da RD atendem hospitais que precisam fazer guarda de documentos com qualidade e segurança, transformando os espaços físicos que antes eram ocupados com o inadequado arquivamento de documentos em um layout racional, gerando redução de custos internos, bem como, melhoria de produtividade.
Não perca mais tempo, fale conosco, vamos te ajudar a otimizar o espaço e a rotina do hospital. Ligue pelo telefone (13) 3424-3000 / (13) 97417-8870, mande uma mensagem no Whatsapp ou preencha o formulário do site.
A RD Gestão e Guarda de Documentos atende toda a Baixada Santista, realizando a guarda de documentos, gestão documental e de arquivos e também conta com um sistema para digitalizar documento. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas.